gustavo

28 de junho de 2011

Meus e minhas camaradas de Recife

Minhas saudações!

Na condição de militantes ou ativistas com muita ou pouca experiência no movimento sindical, presumo que vocês tenham noção do que significa lidar com as burocracias que parasitam as direções dos nossos sindicatos e tomam as atitudes mais sórdidas, mesmo diante do testemunho de suas bases, em assembleias numerosas como a que tivemos ontem, dia 27, aqui em Natal.


Digo isso porque ao longo de toda a greve da educação do RN, que já dura mais de 55 dias, convivemos com o conflito de um possível golpe da direção CUTISTA do SINTE/RN. Tal golpe consistia na realização do congresso da categoria, em plena greve, impedindo que @s professores (as) da rede estadual participassem dele.

A realização do congresso já era objeto de disputa judicial, uma vez que a sua periodicidade bienal prevista no estatuto vinha sendo descumprida pela direção há seis anos. Ou seja, eram três congressos em atraso. Diante disso, a CTB entrou com ação na justiça que garantia a realização do congresso esse ano. Muitos foram os golpes que a direção tentou aplicar na categoria, mas a culminância foi na assembleia de ontem (27/06), quando mesmo depois da anterior, que ocorreu no dia 20/06, em que 90% d@s participantes deliberou pelo adiamento do congresso, a direção decidiu realizá-lo a todo custo, com a instalação no dia de hoje (28).

Diante dessa polêmica, é necessário dizer que nós, da CSP – Conlutas/RN, tivemos a iniciativa de na assembleia de ontem retomar o debate sobre o congresso, que passaria em branco, constituindo mais um golpe, já que os poucos delegados eleitos democraticamente presentes naquela ocasião, não sabiam nem mesmo que a congresso aconteceria no dia seguinte (no caso, hoje), muito menos de onde sairiam os ônibus que os conduziriam ao local do evento, já que uma das vertentes do golpe da direção foi escolher para sede do congresso uma cidade do interior.

É necessário também dizer que tive uma participação importante na reunião das oposições em que decidimos realizar, antes da instalação do congresso, uma plenária ampliada e um ato político, para denunciarmos a truculência da direção e tirarmos importantes encaminhamentos, discutidos democraticamente com a categoria, no que se refere à melhor forma de demonstrarmos nosso repúdio e discordância com o autoritarismo da direção do SINTE/CUT que, além de não encaminhar o que foi decidido por 90% de uma assembléia de, em média, 800 pessoas, ainda pretendia, sorrateiramente, impedir que @s delegad@s eleit@s participassem dele por falta de informação.

Diante desse quadro, em conjunto com a CSP – Conlutas, avaliamos que seria fundamental a minha participação no ato e na plenária que realizaremos, antes da instalação do congresso, muito embora o prejuízo e o meu lamento em particular, por não poder participar integralmente das atividades previstas para hoje, aí em Recife, conforme previsto, seja irreparável.

Peço sinceras desculpas a tod@s, sobretudo à CSP – Conlutas/PE, que me fez o convite e se empenhou para garantir que eu estivesse na manhã de hoje com vocês; à imprensa local de Recife, que além de contribuir para a divulgação da atividade de logo mais à noite – que está confirmada – também abriu espaço para entrevistas; e peço ainda desculpa, em especial, aos técnic@s administrativ@s da UFPE e da UFRPE, com os quais comeria um bom e velho cuscuz no café da manhã. Mas espero que compreendam o momento crucial que estamos vivendo aqui no RN, quando lutamos contra um governo do DEM, em uma greve que persiste por quase 60 dias, e contra uma direção da CUT que há mais de 20 anos adota essa postura de traição aos trabalhadores (as) em educação do RN. Nos vemos às 19 horas, no auditório da FAFIRE, para debatermos o PNE e a importância da luta d@s trabalhadores (as).

Um forte abraço!
Professora Amanda Gurgel

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates