gustavo

20 de junho de 2011

Reunião prepara campanha e plebiscito pelos 10% do PIB já

Na noite da quarta-feira, 15, depois de termos passado o dia no Congresso Nacional e assistido a fala do ministro Haddad, participamos de uma reunião para articular a luta nacional em defesa do investimento imediato de 10% do PIB na educação.



A reunião foi convocada pelos professores universitários, do ANDES. Todos ali consideravam que o PNE do governo não atende aos interesses da classe trabalhadora. Sendo assim, nos detivemos em um plano para lançar uma campanha nacional, que crie condições para o debate mais aprofundado, no qual cada meta do PNE seja discutida.

De todos os aspectos do PNE, um tema chave é o percentual do investimento na educação. É a falta de verbas que faz com que os professores recebam tão mal, como o colega que mostrou o seu salário para a foto ao lado, tirada no Rio de Janeiro. Não dá pra aceitar que continue desse jeito. Por isso, houve consenso em tratar esse tema de forma mais ampla possível. Será realizado um plebiscito, uma consulta não oficial, para saber quanto que a população acha que deve ser investido na educação.

A adesão e o sentimento de unidade entre as organizações foram animadores. Agora cada um de nós precisamos levar essa discussão para todos os espaços: na sala de aula, com os alunos e seus pais, em casa, com amig@s... Enfim, inserir a defesa dos 10% na nossa rotina, e ir preparando para o plebiscito.

E para quem, por algum motivo, estava se sentindo isolad@ na defesa da educação pública, dá só uma olhadinha no tamanho da lista de quem já indicou que estará com a gente na luta pelos 10% do PIB já, faltando apenas levar para os fóruns de suas entidades (sem contar com quem ainda vai aderir a campanha):

CSP–Conlutas (Central Sindical e Popular)
ANDES-SN – Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior
MST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra
SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais
SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais da educação do RJ
ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre
Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública do RJ
Minoria CSP–Conlutas na APEOESP
Oposição CSP–Conlutas na educação RN
Unidos para lutar
ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
SIND–Rede/BH
Vamos à luta
ENECOS – Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social
EXNEL - Executiva Nacional de Estudantes de Letras
Centro Acadêmico de Letras da UNB

1 comentários:

Iva disse...

Isso Amanda!! vamos lá.. um país só se desenvolve com EDUCAÇÃO!!!!!!!!!!que vamos ao plebiscito!!!!!!!!!!
Iva

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates