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17 de agosto de 2011

Deu na Imprensa: Professora que virou “hit” na web volta ao trabalho e diz que nada foi resolvido

Amanda Gurgel retomou rotina de aulas após greve e criticou postura dos deputados

Quatro meses após virar hit na web por causa de um vídeo em que critica o descaso com a educação no Brasil, a professora Amanda Gurgel voltou à sala de aula, em escola no Rio Grande do Norte. O fim da greve dos professores no Estado, que durou pouco mais de 80 dias, colocou a docente novamente na rotina exaustante da profissão. Apesar de ter ficado famosa e falado em jornais e TVs sobre o problema, ela admite que ao fim da greve tudo “continua do mesmo jeito”.

Amanda Gurgel conversou com o R7 para contar como foi retornar à escola depois de ficar conhecida no país. Ela avaliou o período em que representou uma das áreas que mais sofrem com falta de investimento do governo.

- Pessoas do Brasil inteiro foram sensíveis o suficiente para compreender o caos em que a educação se encontra. Inclusive viram que o problema da educação tinha uma identidade que era eu. Elas estavam me reconhecendo dessa forma. Apesar disso, nada na educação do Rio Grande do Norte mudou. Fizemos uma greve de mais de 80 dias e saímos da paralisação com a mesma proposta que a gente recebeu no começo. A proposta foi mantida até o final, um aumento que não passa do piso nacional.

Assim como antes do início da paralisação e da explosão de visualizações do seu vídeo na internet, a professora acorda todos os dias às 5h da manhã e pega três ônibus antes de chegar à Escola Estadual Myriam Coeli, na capital Natal, onde é responsável pelas aulas de português de 250 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio. O trabalho só termina às 17h30 depois de cuidar de aproximadamente 400 alunos que passam pelo laboratório de informática da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, onde cumpre expediente no período da tarde.

- As pessoas com quem eu convivo, que são meus colegas de trabalho, estão orgulhosas pelo fato de ter uma colega deles falando sobre a rotina dos professores nacionalmente e sendo reconhecida e respeitada por isso. Já os alunos ficam vaidosos por terem uma professora famosa, como eles dizem. Tenho conversado com eles e trabalhado bastante para que não vejam desta forma.

Apesar de seu esforço, ela ainda é vista como celebridade por boa parte de seus conterrâneos. A professora ainda precisa interromper a entrevista com a reportagem para tirar foto com “fãs” que a parabenizam pela sua atitude, característica que Amanda ainda exercita quando argumenta sobre a realidade nas escolas

- Na verdade, os problemas continuam iguais. Os meus alunos não tiveram professores de português no ano passado. Eles estão com conteúdo defasado na disciplina e por mais que eu queira, por mais que eu me esforce, não vou conseguir trabalhar a matéria de dois anos em apenas um [ano letivo]. Não tenho condições. Eles sabem de tudo isso. Tenho me empenhado, mas não está fácil. Eles estão super-indisciplinados no que se refere a ritmo de estudo e leitura, porque, como passaram um ano sem professor, perderam esse hábito. Tenho tentado manter a tranquilidade, principalmente por causa da concepção de que eu não sou responsável por este prejuízo.

Mas, em pelo menos um ponto, Amanda Gurgel acredita que a divulgação do seu vídeo ajudou. Após milhares de visualizações, a greve ganhou mais força e o governo de Rosalba Ciarlini (DEM) foi prejudicado.

- A governadora [Rosalba Ciarlini] sabe de tudo isso [falta de professor nas escolas]. Mas não toma providência porque o que importa é que os alunos estejam nas escolas. É um depósito de alunos. A avaliação que a gente faz é que, se não fosse o vídeo, as retaliações do governo [contra a greve] teriam vindo antes. E, por esta repercussão nacional, o governo de Rosalba acabou sofrendo um desgaste especial. A maior vitória da nossa greve é que o governo do Rio Grande do Norte está praticamente falido.

Política

O sucesso do vídeo também proporcionou a Amanda uma visita ao Congresso Nacional. Ela tentou pedir a palavra em uma reunião da Comissão de Educação e Cultura, na qual estava presente o ministro da Educação, Fernando Haddad. Queria reivindicar o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação do país. Mas não conseguiu falar por questões regimentais.

- Tentei falar lá [na Câmara dos Deputados], mas não foi possível. Vi que os discursos eram pautados na questão da possibilidade, não no que é necessário. Achei um absurdo. Mas serviu para vermos aquilo que já sabemos. Os nossos deputados estão pouco se lixando para a educação. As impossibilidades e limitações são feitas por eles mesmos.

Apesar de ser filiada no PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) há nove meses, portanto antes de ficar famosa, a professora diz estar em dúvida sobre a possibilidade de se candidatar a algum cargo público em 2012, quando haverá eleições para prefeito e vereador. Diariamente, pessoas que encontram com Amanda no trajeto até o trabalho pedem para que a professora se candidate.

- Eu também tenho pensando particularmente sobre essa questão porque não sei se é isso o que eu quero. Para mim, internamente, se for isso, eu vou encarar. As pessoas têm falado isso no ônibus, no ponto de ônibus, nas redes sociais. Elas falam de tudo: prefeita, senadora, presidenta, vereadora. O concreto é que teremos eleição para vereador e prefeito.

6 comentários:

Raulindo Ramos disse...

Parabéns Amanda!
Sou potiguar, mas moro no Ceará, porém se morasse aí em Natal, votaria sem dúvida nenhuma em você,fosse para prefeita ou vereadora!
Boa sorte!

Henrique Lima disse...

Amanda, tenho acompanhado os vídeos e sua participação nos movimentos pra melhoria da educação.
Acredito que você seria uma excelente política, mas quando conseguir um cargo, certamente vai se deparar com enormes dificuldades e ter que bater de frente com outros políticos sem-vergonha.
Sou de São Paulo... e apoio o movimento do 10% do PIB já.
É uma pena saber que mesmo depois de tanto tempo de greve, nada foi acordado.
Qntas greves serão precisas para o governo atender as requisições do professores, não é mesmo?
Sucesso à você!

Política Eu Sei Que Vou Ter Que Te Amar disse...

Concordo que atuar na política, para pessoas como nós, da classe trabalhadora, não é das primeiras opções que costumamos considerar; Porém, a história mostra o resultado do suor daqueles que sonharam alto e sofreram as ironias do mundo inteiro. Nem preciso ir longe nessa história. O Nosso falecido ex-ministro da educação(não falo aqui do homem político e partidário)Paulo Renato Souza que logrou exito em questões cruciais para a nossa atual educação. Não a vejo como vereadora ou prefeita, mas sim, como deputada, seja estadual ou federal(vc tem força para tal)como ministra da pasta. Se o caminho para galgar o posto máximo começa na esfera municipal, que seja, porém, não é o destino final, para que vc possa cumprir esse talento vocacional que é amar o ensino, conduzindo-o ao lugar que nenhum político não-vocacionado conduzirá. Sua vocação poderá estacionar um breve tempo, para que não morra nessa geração a vocação para ensinar. Que seja vc a conduzir os herdeiros a honra. E a vc cabe o sacrifício. Vc consegue vislumbrar essa vitória ?

Anne disse...

Olá, Amanda!
Apesar de estar na Paraíba, seria maravilhoso saber q uma representante nossa chegou ao poder pelas mãos do povo. De qualquer maneira, tenha muito cuidado com sua vida, pois nossos políticos são capazes de matar até a própria mãe para não largarem o osso. O q aliás é próprio de pessoas incompetentes que não conseguiriam ganhar seu próprio pão, não fosse através das tetas dos governo.

Leopoldo Rezende disse...

Parabéns pelo seu trabalho Amanda. A sociedade brasileira apoia a luta dos professores e a luta de todos os trabalhadores que são explorados nesse país. 10% do PIB para a educação! Estamos todos apoiando as greves dos professores e que venha pela frente uma greve geral pra mostrar para esses políticos e banqueiros parasitas que é o povo tem o poder de mudança.

Losfagalas disse...

Oi gostei do seu Blog gostaria de saber se quer ser parceira do meu blog Losfagalas

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