gustavo

19 de abril de 2012

As lutas dos operários da construção civil merecem todo o nosso apoio!

Olá, meus e minhas colegas trabalhadores (as) de todo o Brasil!

A correria da vida está demais mesmo, não é, pessoal? Mas eu precisava encontrar um tempinho para escrever aqui no blog e falar pra vocês um pouco sobre a difícil situação dos operários da construção civil no nosso país. Por todo o Brasil, enquanto são pressionados pelo governo federal e pelas construtoras para acelerarem as obras do PAC e da Copa do Mundo de 2014, esses trabalhadores lutam por melhores salários e condições mínimas de trabalho. Gente, aqui em Natal, eu tenho visto de perto o drama vivido por quem está construindo o estádio Arena das Dunas. Estou impressionada com tanta exploração e desrespeito aos direitos mais básicos. 

A construtora responsável pela obra em Natal, a OAS, paga aos operários um salário de R$ 800, setecentos reais a menos do que o que foi proposto como piso em um acordo nacional. Um absurdo. Sem falar nas exaustivas condições de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias. Revoltados, estes trabalhadores fizeram uma greve de quase duas semanas contra todo o desrespeito e humilhação a que são submetidos. Mas a justiça, como de costume, determinou o retorno ao trabalho. Doze deles ainda foram demitidos, só para intimidar os demais.

No último dia 17, eu e meus companheiros e companheiras do PSTU fomos até as obras do estádio Arena das Dunas levar nossa solidariedade e apoio às lutas de uma categoria tão importante para o país. Lá, pude conversar com vários operários e ouvir relatos da superexploração sofrida. Do lado de fora da construção, havia uma fila enorme de pessoas à espera de uma vaga para trabalhar na obra. Um dos operários que falava comigo apontou para a fila e me disse o seguinte: "Tá vendo esses homens aí, professora, querendo entrar? Daqui a um mês, eles vão estar pedindo pra sair. Aqui é um inferno.". O depoimento me deu a exata dimensão do que se passa lá dentro.

Enquanto ainda falávamos sobre o lucro milionário das construtoras e o alto preço dos ingressos para os jogos da Copa, outro operário fez um comentário duro, mas extremamente realista sobre o significado dessas obras. Ele me disse que se sentia como o personagem da música Cidadão, do cantor e compositor Zé Ramalho. "A gente vai construir esse estádio, e nem vamos poder entrar pra ver um jogo.". Com os salários que são pagos no Brasil, a verdade é que nem este operário ou qualquer outro trabalhador pobre vai assistir aos jogos da Copa. Só se for pela TV. 

Os operários da construção civil brasileira vão tornar possível a realização do maior evento esportivo do mundo, mas não tem direito sequer a um salário digno e condições humanas de trabalho. Foi essa a conclusão a que cheguei depois de minha visita ao Arena das Dunas. Na mesma situação, estão os trabalhadores nas obras de Jirau e de Belo Monte, vítimas da superexploração das grandes construtoras. E tudo isso acontece, infelizmente, com a conivência do PT e do governo da presidenta Dilma Rousseff. Por isso, é muito importante apoiar a luta desses operários em todo o país e enchê-los de solidariedade.

Gente, por fim, indico a tod@s que assistam ao vídeo logo abaixo com o representante da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes. Ele visitou as obras da usina de Belo Monte e viu verdadeiros absurdos.

2 comentários:

Pollyanna disse...

• LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FULANO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que FULANO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele FULANO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma

frança disse...

A mídia midiática como sempre desviando sutilmente a questão da valorização e a importância do trabalhador. Ao contrario desta denuncia, os meios de comunicação escrita, televisada e auditiva a serviço do poder financeiro, anunciam eventos miraculosos de ostentação das ARENAS ESPORTIVAS, em detrimento do baixo salário e da péssima condição de trabalho dos trabalhadores, sem se falar da supervalorização de serviço, desvio de verba e enriquecimento ilícito de tecnocratas e políticos corruptos................!

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates