gustavo

11 de junho de 2012

O governo é o verdadeiro responsável pela evasão escolar no RN

Manchete do jornal sobre evasão escolar
A manchete do jornal O Poti/Diário de Natal deste domingo, dia 10, me chamou muito a atenção: “Evasão e desestímulo são retrato do ensino médio”. Como professora, o tema da educação pública para mim é uma prioridade. Os dados chocantes trazidos pelo jornal são do Censo Escolar divulgados pelo IBGE e mostram que a evasão no RN chega a 19%. Além disso, 56,20% das pessoas com 10 anos ou mais tem apenas o Ensino Fundamental e metade dos jovens com 19 anos disseram não ter concluído essa etapa escolar. Para mim, é revoltante ver a educação pública nesta situação, e mais revoltante ainda foi ler a explicação da secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, sobre o fato.

Na matéria, a secretária culpa a greve dos professores de 2011 pelo alto índice de evasão escolar. Uma atitude, inclusive, muito comum em se tratando do governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Betânia Ramalho foi enfática ao dizer que a greve de mais de 80 dias do ano passado foi o primeiro fator prejudicial. “Ora, se a escola não é tão atrativa, agradável, interessante nem motivadora, tudo que se mexe é prejudicial, imagine uma paralisação de quase três meses?”, diz a secretária em um trecho da matéria. Em 2011, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa, falei do absurdo que era uma secretária minimizar os problemas da educação e atribuí-los a “imediatismos”, apresentando “projetos de longo prazo” e solicitando “paciência”, alegando para isso o fato de estar no governo há pouco tempo. Treze meses depois e diante de um cenário inalterado, me sinto desafiada a voltar a responder às incongruências do governo.

Em primeiro lugar, quero repetir que a greve dos trabalhadores é apenas uma pequena parte da bomba relógio que a é educação pública neste país. Em segundo lugar, repito que a greve é essencial para que a sociedade tome conhecimento do sistema caótico a que nós e nossos alunos estamos submetidos diariamente. Se não há greve, tudo parece estar em ordem e as pessoas acreditam na farsa apresentada em propagandas de TV. Em terceiro lugar, quero dizer que não admito que governo algum desmoralize a nossa luta em defesa da educação pública, utilizando-a como justificativa para a sua própria incompetência, ingerência e indiferença em relação aos problemas denunciados em nossas greves, mesmo que o fizesse de forma subliminar.

A secretária continua achando secundário falar sobre os problemas “que todos já conhecem” e, nesse exercício de silêncio, parece acabar se convencendo de que eles realmente não existem. As escolas públicas do estado continuam com os mesmos problemas de sempre. Nada mudou, nem com os governos passados nem com o atual. Na verdade, a evasão é alimentada todos os dias pelo descaso histórico deles.

Hoje, há muitas escolas no RN em que os alunos do Ensino Médio tem apenas dois ou três dias de aula por semana. Isso porque as direções se desdobram para contornar o caos e fazem rodízio de turma por falta de professor. Se fizermos um cálculo rápido, vamos perceber que essas pessoas assistem a, no máximo, 144 dias de aula por ano. Uma vergonha! E agora eu pergunto: que estudante pode se sentir estimulado a freqüentar uma escola em que não tem professor de Português, de Química ou de Matemática, estando às vésperas do vestibular? E se quando esse professor chegar, as aulas forem suspensas por um problema na bomba d’água ou por um apagão causado pela rede elétrica velha perigosa? Quantos alunos vão resistir a essas e tantas outras provas de paciência?

O governo, através de Betânia Ramalho, escolheu a greve como um bode expiatório para esconder a própria responsabilidade com o abandono da educação pública. A greve dos professores durou mais de 80 dias por culpa do governo do estado, que foi intransigente com nossas reivindicações e insensível com os alunos, como continua sendo. E insistem em tamanho cinismo. Quero ainda aproveitar para dizer porque as pessoas desistem de estudar.

As pessoas desistem de estudar porque não estão com a vida ganha e não tem tempo a perder “brincando de ir à escola”. Se a escola não conta com a sua estrutura básica: professores, carteiras, água, luz, elas tem mais o que fazer e vão procurar um emprego. As pessoas desistem de estudar porque vêem os seus professores, cuja dura rotina elas conhecem bem, fazerem uma greve de 81 dias, para no final receberem um salário que elas podem receber como um profissional autônomo, mesmo que não tenha concluído o Ensino Fundamental. As pessoas desistem de estudar porque o governo do estado faz um boicote ao ensino público. Depois, cobra que sejamos os redentores e redentoras do país. Com um quadro caótico desses na educação, dizer que a evasão escolar é culpa da greve dos professores é mais do que uma mentira, chega a ser uma provocação.

18 comentários:

Marcus Bittencourt disse...

Aqui na Bahia os professores estão em greve já fazem dois meses, e o governador continua intransigente. Total apoio a quem merece muito mais do que bons salários, o reconhecimento para um profissional que está presente em nossas vidas desde o início dela e vai estar sempre. Abraços.

junior disse...

A NOSSA EDUCAÇÃO É UMA GRANDE PIADA...

Unknown disse...

10% do pib já, estamos com vc amanda, eu estou cursando licenciatura, por que a educação é a base de um futuro melhor, e logico, visando a situação das nossas instituições de ensino e da falta de respeito por esse trabalho que eles tentam compensar com miseros salarios, venho com muito orgulho apaiar e esta sempre ao lado de todos que buscam pelos seus direitos, PROFESSORES, VAMOS CONSEGUIR, TEREMOS SIM MAIS DIGNIDADE!!

Natural.Origin disse...

O governo...
:)

Blog do Professor Tim disse...

Blog da Amanda Gurgel é pedagogicamente correto. Sua proposta de 10% do PIB é revolucionária. Tomara que a Trotskista Amanda Gurgel, filiada ao sectário PSTU, possa se eleger vereadora para defender os interesses populares.

Anônimo disse...

ROLA NA NET:
APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PROFESSORES, MILITARES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – ESCRAVIZADOS E HUMILHADOS – VÃO “FERIR DE MORTE POLÍTICA” O CORAÇÃO DOS CARRASCOS CORRUPTOS: AS URNAS.
NÃO TEMOS OUTRA SAÍDA DEMOCRÁTICA. TEMOS QUE COMEÇAR A ATROPELAR OS BANDIDOS PELAS URNAS, DESTA FORMA: CONCENTRAR VOTOS NA OPOSIÇÃO – INDEPENDENTE DE PARTIDO.
É UM CAMINHO MAIS CURTO E MAIS SEGURO DO QUE ANULAR VOTOS OU ESPERAR QUE A SOLUÇÃO VENHA COM A CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA. AFINAL, HÁ MUITO TEMPO, PESSOAS CONSCIENTES ANULAM VOTOS, MAS O QUE TEMOS É: BANDIDOS CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DE SEREM DONOS DO BRASIL.
ADEMAIS, PRECISAMOS “CORRER CONTRA O TEMPO” POR CAUSA DAS BOLSAS-VOTOS. PERCEBERAM? ENQUANTO DESENVOLVE-SE A CULTURA DO VOTO NULO, POLÍTICO MAL INTENCIONADO, MAIS RAPIDAMENTE, COM O NOSSO DINHEIRO, IMPLANTA A SUA CULTURA. NÓS VAMOS PERDER!!!
PRECISAMOS, EM ALGUNS CASOS, UTILIZAR AS ARMAS DOS BANDIDOS. "VAMOS APRONTAR UM ZARALHO NAS URNAS" PARA GANHAR TEMPO, NOS APROVEITAR DA SITUAÇÃO E CRIAR ESTRATÉGIAS.
É exatamente assim que os canalhas "se dão bem" com o poder judiciário no Brasil.
NÃO SE ESQUEÇAM:
1) OS ÚLTIMOS GOVERNOS ACABARAM COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, OS POLÍTICOS ORA NO PODER QUEREM UM POVO “ABESTADO”, COMO DIZ O TIRIRICA, PARA MELHOR APROVEITAREM-SE DA NOSSA RIQUEZA E DO DINHEIRO PÚBLICO. PARA ISSO, O PRIMEIRO CAMINHO É DIZER QUE VALORIZA A ESCOLA E DESVALORIZAR O PROFESSOR. É UMA ESTRATÉGIA DIABÓLICA. O ALUNO ESTÁ SENDO ENGANADO E SERÁ UM ADULTO ESCRAVIZADO PELAS “BOLSAS-MISÉRIAS-VOTOS”.
NÃO ESXISTE VALORIZAÇÃO DA ESCOLA COM PROFESSOR ESCRAVIZADO!
OUTRA ESTRATÉGIA DIABÓLICA PARA CONSUMAR A LESA À PÁTRIA É GASTAR MILHÕES DO ERÁRIO COM PROPAGANDAS MENTIROSAS E INSTITUTOS DE PESQUISA CHAPA-BRANCA.
2) O GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E COLIGADOS ESTÃO ESCRAVIZANDO TRABALHADORES, FUNCIONÁRIOS E APOSENTADOS PARA MANTER O PODER A QUALQUER PREÇO, COM UMA ESTRATÉGIA DIABOLICAMENTE ARTICULADA.
ALGUMAS CATEGORIAS, "AMIGOS DE CONFIANÇA DO REI", QUE OCUPAM CARGOS CONTROLADOS PELO PARTIDO, GANHAM ”RIOS DE DINHEIRO”.
OS TRABALHADORES E APOSENTADOS: ESCRAVIZADOS, MISERÁVEIS, HUMILHADOS E ENDIVIDADOS NÃO VÃO PERMITIR – A PARTIR DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES – QUE OS “TUMORES CANCERÍGENOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA” SAIAM SE REPRODUZINDO E ESPALHANDO MAIS FILHOTES PELO BRASIL AFORA.
AINDA HÁ TEMPO PARA SALVAR AS CRIANÇAS DA ESCRAVIDÃO.
OS NOSSOS FILHOS E NETOS SERÃO ESCRAVIZADOS PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT – PARA MANTER A CORRUPÇÃO E ENRIQUECER BANDIDOS E POLÍTICOS.
É ISSO QUE VOCÊ QUER PARA A SUA FAMÍLIA??? FILHOS E NETOS???
Expressão de pensamento retirada de textos do movimento: “A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” que gira na net.
VAMOS COMEÇAR A VENCER O CÂNCAR QUE DESTRÓI O BRASIL, JÁ NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Iva disse...

De ante mão já fico com pena de Amanda se ela ganhar para vereadora. Ela não vai poder fazer quase nada lá na Câmara, não tem só ela, tem outros vereadores. É verdade que ela trabalha, tem dignidade, quer acertar, quer fazer, mas não depende dela, depende de muitos. E é muito provável que ela vai dançar conforme a música.

Unknown disse...

Espero realmente que se voce ganhar amanda, tente reverter esse jogo. sabemos que a coisa nao e tao facil de mudar mas nao e impossivel se nos esforçarmos e formos eticos conseguiremos.

Unknown disse...

Amanda eu vou votar em vc pela sua luta e acho vc uma pessoa digna de ser votada. Parece brincadeira o que eu vou te pedir mas é não. Pelo amor de Deus não se corrompa, não se envolva com lavagem de dinheiro e outras coisas ruins muita gente entrou na Câmara ou na Assembléia prometendo o que vc promete,mas era só jogo de marketing.Meu voto é seu e ainda mando outros votarem em vc mas dependendo da sua posição quando for eleita é que eu posso responder se eu continuo sendo ou não seu eleitor.Eu sei que eu sou apenas um, mas mandei essa mensagem para vc refletir ,se é que vc vai ler isso,entre e saia bem, pq se tem muita gente se corrompendo é pq a oferta é muito boa.Eu sou evangélico e não vou votar nos políticos da minha igreja por causa de envolvimento em vários tipos de corrupção. Isso é pra te provar que eu não vou votar em vc pq vc é professora,pobre,mulher mas sim pq eu ainda consigo te dar um voto de confiança pela sua conduta.Todo sucesso na sua carreira pq pra mim vc já tá eleita.

Lu Lopes disse...

Estou te desejando toda sorte do mundo nessa eleição e confio sim, que você pode fazer diferença.

abraço.

Sandra Pereira disse...

Professora Amanda, parabéns pela vitória.
Faço minhas as palavras do colega Cabele Diniz acima: por favor, não se corrompa! Defenda a educação e os professores com unhas e dentes.

Boa sorte no seu mandato!
Professora Sandra Pereira
Jonville-SC

Francisco Valdir disse...

Olá, professora Amanda Gurgel!!!!

Sei ou tenho que, a política é um mal necessário!!!! Mas, já conheci e tenho a confiança renovada, de ter a satisfação de chegar ao término dessa sua atuação como vereadora, de mais uma vez afirmar: conheci mais um ser humano político de vergonha, que honrou a palavra empenhada na campanha política e cumpriu as promessas feitas, não só para os seus representados da sua classe profissional, como também, de todos os eleitores do município de Natal!!!! É a minha certeza suplantando a minha esperança!!!!

Eu sou o professor Francisco Valdir!!!! Falei contigo na última CIENTEC, cumprimentando-a pelo expressivo feito na sua vitoriosa campanha política para vereadora e já na ocasião, lhe transmiti isso o que escrevi no parágrafo acima!!!!

Também, falei que era professor de matemática e dono de um blog, no qual uso publicar assuntos matemáticos, entre os quais, certos desafios e métodos matemáticos novos, frutos da minha verve inventiva!!!! Como estava próximo de atingir as 100 000 visualizações no blog, eu lhe pedi licença para fazer uma postagem comemorativa para o evento e ao mesmo tempo, fazer uma singela homenagem ao nosso querido e valente estado do Rio Grande do Norte!!!! Para isso, eu estaria com a ideia de utilizar algumas imagens onde a professora Amanda Gurgel aparecia, por exemplo, no programa do Domingão do Faustão e, por isso eu pedi a sua autorização, obtida na ocasião, em usar as imagens!!!!
O certo é que postei o tal artigo e é claro, convido-a em examiná-la, apreciá-la e se possível também, comentá-la!!!A mesma, está nesse endereço:

http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/2012/11/algo-novo-no-mundo-dos-algoritmos.html

Muito, obrigado, saúde e tenha muita paz!!!!

Um abraço!!!!!

Cecilia Spatz disse...

Amanda, nao deixe de atualizar o seu blog, agora que é vereadora e sabe mais do que antes da falta de interesse dos políticos que nao têm comprometimento com o povo e muito menos com a educacao para com esse, é importante que você mantenha os seus eleitores através deste veículo informados.

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Educadora Amanda Gurgel, antes de qualquer recado, desejo que 2013 esteja recheado de boas novidades em sua vida.

Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência! Compartilhe saberes!

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.

Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais), obrigado: http://www.marquecomx.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

Anônimo disse...

A Escola precisa ser reformulada. É necessário que o ambiente escolar se torne atrativo, agradável e suas atividades sejam eficazes. Como fazer com que isto se torne realidade? Somente a valorização dos mestres, que está muito aquém do que se espera, ainda não é suficiente. É preciso conforto. Salas frias em alguns estados ou quentes demais em outros, carteiras muito simples para baixar custos, má qualidade acústica, iluminação insuficiente, falta de recursos tecnológicos, ausência de laboratórios para aulas de ciências, privação de assistência médica escolar, transporte gratuito e investimentos maciços em atividades esportivas são temas que devem ser discutidos e implementados, ainda que a longo prazo, mas que precisam ser feitas.

Unknown disse...

sou seu admirador pela coragem que vc teve de expor-se ao mundo de forma sincera porém jamais vc poderá fazer algo pois sei que dentro do sistema existe o cancer da corrupção que vc é uma das poucas pessoas temente a deus que jamais irá se corromper.aproveite este momento e ensine pelo menos os eleitores á não preeleger os que envolven-se em suspeita de corrupção no meu ponto de vista mão existe político ruim,mais existe eleitor precisando de uma professora da sua categoria e garra p/ensina-los a votar por exemplo 1.se lhe oferecer propina,receba e não vote. 2.lembrar aos eleitores que saúde,educação,e transporte público não funciona,porque os políticos é seus acessores não fazem uso dos mesmos. 3.fazer demonstrativo do valor do voto e se vale apena se corromper,é a classe menor quem elege,mas é a que mais sofre. 4.lembrar ao eleitor que ele esta dando ao político emprego,cobiçado pela tamanha corrupção. 5. espero que jesus lhe abençoe e o espirito santo de deus seja com vc até a consumação dos séculos "coma biblia ela é alimento espirítua´´

António Je. Batalha disse...

Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
António Batalha.

Anônimo disse...

Prezada Professora Amanda, concordo com seus propósitos!
E tenho trabalhado bastante para a melhoria de nossa educação.
Como? Ensinando as pessoas como estudar para aprender de verdade e ter capacidade de aplicar o que foi estudado.
É um método inovador que se fosse conhecido e usado em larga escala, resolveria todos os problemas da educação brasileira.
Por favor, leia mais sobre isso no meu Blog: http://luciawinther.blogspot.com.br/2013/12/o-fracasso-da-educacao-no-brasil-por.html
Há também programas de rádio gravados nesse Blog sobre o assunto.
O site principal e mais completo é www.appliedscholastics.org
Estou à disposição se ficar interessada e quiser mais informações.
Atenciosamente,
Lucia Winther

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates